quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Heavy Metal - A Etimologia

A origem do termo inglês Heavy Metal num contexto musical é um tanto quanto incerta. Ela foi relacionada há séculos com a química e a metalurgia.
Um dos primeiros usos da palavra na cultura moderna, foi feita pelo escritor contracultural William S. Borroughs, que usou em seu romance Nova Express, de 1964, usando o termo heavy metal como uma metáfora para drogas que viciam: "Com suas doenças e drogas orgásmicas e suas formas de vida parasitas e assexuadas - Pessoas de Metal Pesado de Urano, envoltas numa fria névoa azul de notas de dinheiro vaporizadas - e as Pessoas Inseto de Minraud, com a música metal."
E o historiador do metal, Ian Christ, descreveu que os componentes do termo significavam em "hippiespeak", a "linguagem dos hippies" da época "heavy", "pesado", seria um sinônimo aproximado de "potente" ou "profundo" e "metal" indicaria um tal estado de espírito pesado e opressivo como o metal.
E a palavra "heavy", neste sentido, era um elemento básico da cultura beatnik e, posteriormente, da gíria usada na contracultura, e referências à "música pesada" ("heavy music") — tipicamente variações mais lentas e mais amplificadas das canções pop tradicionais - já eram comuns em meados da década de 1960.

They can't stop us, let 'em try. For heavy metal we will die!


Fonte: Wikipédia 

Um comentário: